Windows 95

Desenvolvedor converte Windows 95 em aplicativo para Windows, Mac e Linux

Redação Olhar Digital 23/08/2018 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Já pensou em rodar o Windows 95 como um aplicativo qualquer do seu PC? É exatamente o que fez o desenvolvedor Felix Rieseberg, que lançou a plataforma “retrô” da Microsoft como um programa e está chamando a atenção dos nostálgicos. Além de rodar no Windows 10, o software também pode ser instalado no Linux e no Mac OS.


Para rodar o sistema operacional, tudo o que o usuário precisa é baixar o pacote de instalação no GitHub. Batizado de “Windows 95 v1.0”, o programa já inicia diretamente na área de trabalho, sem que seja necessário passar por toda a tela de boot. De acordo com a publicação do VentureBeat, o sistema foi portado usando uma técnica chamada de Electron.

Ainda na primeira versão, o “Windows 95 v1.0” inclui a área de trabalho da plataforma, o menu Iniciar e outras áreas do sistema. Além disso, programas nativos da plataforma, como o Paint, bloco de notas e jogos como Campo Minado, Paciência e outros rodam normalmente. Já aplicativos como o Internet Explorer e software de terceiros ainda não funciona.

ReproduçãoAté o momento, a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o lançamento do seu antigo sistema operacional em formato de aplicativo. Embora o Windows 95 original consumisse pouca RAM, cerca de 4 MB, a versão portada necessita de cerca de 300 MB para rodar por conta do Electron. Ainda assim, não deve ser um problema para os computadores atuais.

Microsoft Mac Linux Windows Mac OS X
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você