A empresa de dispositivos vestíveis Emotiv desenvolveu o Insight, um par de fones de ouvido que conseguem escanear o cérebro e ajudar a mover objetos com a mente. Além disso, o dispositivo “lê” as ondas cerebrais, analisa padrões e identifica o humor do usuário e a sua expressão facial.

Como funciona?

A empresa utiliza algorítimos de aprendizado de máquina que permitem que os usuários treinem diferentes padrões e iniciem comandos sem dizer uma palavra. Em testes, pessoas conseguiram, por exemplo, controlar a cadeira de rodas com a mente.

publicidade

Por meio de um app para smartphone, o usuário consegue monitorar todas as atividades do cérebro.
De acordo com os criadores, no futuro os jogadores poderiam controlar completamente os jogos e ambientes de realidade virtual com seus pensamentos.

Outras vantagens
De acordo com Kim Du, vice-presidente da Emotiv, dispositivos como o Insight podem ajudar uma pessoa a treinar sua mente. “É possível controlar seus níveis de estresse, fazer uma meditação guiada e se ver o humor passar dee estressado para relaxado”, afirma. “No futuro, eu vou andar pela minha casa e a tecnologia vai saber que eu estou cansada. Então, a música vai se transformar em algo calmo e as luzes se apagarão”.

publicidade

Além disso, a empresa poderia construir um banco de dados de cérebros saudáveis, o que ajuda pessoas que sofrem de alguma condição.

O Insight está disponível para compras por a partir de cerca de US$ 660.

publicidade

Via TheStatesment