Dispositivo portátil traduz textos para o braile em tempo real

Estudantes de engenharia do MIT criaram um tradutor portátil que consegue transformar textos em braile em tempo real. O Tactile se destaca por seu baixo custo. De acordo com os responsáveis pelo dispositivo, que deve custar menos de US$ 200, seus concorrentes são vendidos por mais de 10 vezes esse valor.

O tradutor tem o tamanho de uma barra de chocolates e 'fotografa' o texto, convertendo as palavras escritas em braile, que fíca disponível na parte superior do dispositivo, em tempo real. Conforme a pessoa muda de linha, os pequenos pontos vão se alterando. Assim, ele pode ser usado, por exemplo, passando linha a linha em um livro ou em qualquer tipo de texto.

Reprodução

O processo pode ser um pouco demorado, dependendo do número de linhas que a pessoa quiser ler, mas os criadores já pensam em aprimorar o aparelho. "Atualmente, a câmera só tira uma foto de seu campo de visão. Estamos tentando transformar o dispositivo em um scanner portátil que permite digitalizar a página inteira de uma vez só", explica Chandani Doshi, um dos estudantes que trabalham no projeto.

Segundo ele, a expectativa é de que o Tactile chegue ao mercado nos próximos dois anos.

[Futurism]





RECOMENDADO PARA VOCÊ