agua

Dispositivo usa energia solar para matar 99,999% das bactérias na água

Renato Santino 17/08/2016 20h30
A A A

Um pequeno dispositivo, do tamanho de um selo, criado por pesquisadores da Universidade de Stanford pode ajudar a transformar água poluída em potável. O aparelho usa energia solar para reduzir a contaminação por bactérias em mais de 99% na água, conforme o artigo publicado na revista Nature nesta semana.

Já existem métodos eficientes para desinfetar a água sem depender de dispositivos rebuscados, mas eles também trazem problemas. Ferver a água, por exemplo, pode matar germes, mas consome combustível fóssil, o que nem sempre está disponível. Outro método é colocar a água em garrafas de plástico transparentes e deixar a radiação ultravioleta matar os germes, mas esta prática leva 48 horas e não é totalmente eficiente.

O pesquisador Yi Cui criou, junto de sua equipe, o dispositivo em questão usando o dispositivo com uma nanoestrutura arranjada de forma a se assemelhar a uma impressão digital feita de cobre, com um composto químico fotocatalítico chamado dissulfeto de molibdênio. Ao ser atingido pela luz solar, estas estruturas liberam peróxido de hidrogênio e outros produtos que destroem as bactérias e se dissolvem na água.

Cui explica que em seus experimentos, o aparelhinho matou 99,9999% das bactérias na água em 20 minutos de exposição à luz solar. No entanto, ele observa que ainda são necessários mais testes e pesquisas, já que o primeiro teste só foi executado em uma quantidade pequena de água e com apenas três tipos de bactérias, enquanto em um teste no mundo real haveria muito mais contaminantes.

Via Digital Trends

Saúde Energia Solar água
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.