Distribuição não autorizada de legendas é crime, segundo justiça da Suécia

O fundador do site de legendas Undertexter foi considerado culpado em um tribunal sueco pela distribuição de legendas ilegais, o que é considerado um crime na Suécia, segundo o TorrentFreak.

A história do declínio do Undertexter começou em 2013, quando a polícia sueca derrubou o site após queixas vindas dos estúdios de Hollywood. Eugen Archy, fundador do serviço, ficou surpreso na época por não imaginar que a distribuição de legendas feitas por fãs era errado.

Na época, o Undertexter era um dos maiores sites do mundo e era acessado por milhões de pessoas, que tinham acesso a milhões de legendas para diversos filmes e séries de TV em vários idiomas diferentes. O site não oferecia links para arquivos de vídeo, apenas para legendas que poderiam ser usadas com arquivos pirateados ou não.

Mas na Suécia a distribuição não autorizada de legendas é considerado um crime, e, assim, após quatro anos, Archy foi julgado e considerado culpado. Ele não será preso, mas vai ter que pagar uma multa de 217 mil coroas suecas (cerca de R$ 85 mil). O site do Undertexter está fora do ar desde a ação policial em 2013.

A decisão na Suécia pode representar um risco para toda a comunidade de fãs que criam legendas para séries e filmes de TV, já que ao menos em um lugar do mundo a distribuição delas é crime.

Por mais que a defesa de Archy tenha tentado argumentar que os vídeos são formados por som e imagem, e que a legenda não é uma parte fundamental deles, o entendimento da justiça sueca é de que não é bem assim, e quem distribui legendas por lá corre risco de ter que responder à justiça.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ