Dois anos depois, KitKat ainda é a versão mais popular do Android

O Google atualizou o relatório mensal de distribuição das versões do Android, e os números são curiosos. Um mês após o lançamento do Marshmallow (6.0), a versão mais popular do sistema operacional continua sendo a KitKat (4.4), lançada em 2013, com folga. Isso não é bom.

A versão KitKat, com dois anos de idade, está presente em 37,9% dos aparelhos Android. Já o intermediário Lollipop soma 25,6% da comunidade, contando as versões 5.0 e 5.1, sendo ainda menor que o Jelly Bean, que contabiliza 29%.

Já o Marshmallow tem apenas 0,3%, o que, de forma resumida, significa que praticamente ninguém tem a nova versão. Para comparação, o Android Froyo, de 2010, tem praticamente a mesma base instalada, com 0,2%.

Você pode ver a distribuição completa no gráfico abaixo:

 Reprodução

É um problema de longa data do Android. Como há muita diversidade de aparelhos de inúmeras fabricantes, vários modelos acabam tendo suporte bastante limitado. Os aparelhos mais simples podem ver uma atualização, mas dificilmente recebem uma nova versão dois anos depois. Já os aparelhos top de linha podem levar meses para receber alguma atualização.

Na prática, isso se traduz em boa parte do público não podendo aproveitar o que de melhor o software pode oferecer. O principal problema, no entanto, é o fato de que as pessoas em aparelhos defasados ficam mais vulneráveis aos ataques digitais, já que os updates podem fechar brechas importantes de segurança.

Via Android Central 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ