Drones começam a fiscalizar motoristas no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) passou a usar uma nova tecnologia no combate a infrações de trânsito. Dois drones passaram a ser utilizados nesta semana para fiscalizar motoristas infratores.

Em entrevista ao G1, o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, explicou que, a princípio, os drones são utilizados identificar motoristas que dirigem ao celular, mas também podem atuar no flagrante de desrespeito a outras leis de trânsito.

Por enquanto, porém, as imagens registradas pelas câmeras dos drones não vão servir como instrumento de autuação, mas apenas como um "alerta" para os motoristas, enquanto o Detran finaliza os últimos testes com as duas máquinas.

Os drones foram doados pela Receita Federal e são manipulados por uma equipe de 12 profissionais da Unidade de Operações Aéreas treinados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas "a qualquer momento, o Detran pode passar a usar as imagens para autuar", disse Fonseca.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ