Em testes, avião com asa flexível da NASA atinge 240 km/h

A NASA realizou nas últimas semanas mais testes com seu protótipo de avião que tem asas flexíveis. Durante as novas experiências, a aeronave foi capaz de suportar voos com velocidade de até 240 km/h. O X-56 A é resultado de uma parceria entre a agência, o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos e da empresa FlexSys.

A tecnologia, batizada de Adaptive Compliant Trailing Edge (ACTE), faz com que a superfície das asas se curve de acordo com a indicação do piloto. De acordo com a agência, a novidade deixa as asas mais leves, o que pode economizar combustível e reduzir o ruído durante a decolagem e o pouso em até 40%.

Essa é a segunda rodada de testes com a aeronave. Para a próxima etapa do projeto, a NASA vai testar a tecnologia em ambientes suscetíveis a fortes ventos e vibrações e inserir aerofólios especiais para o primeiro voo com a asa totalmente flexível, que deve acontecer no início do ano que vem.

Via Engadget 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ