Empresa chinesa lança sistema que permite 'pagar com um sorriso'

A empresa chinesa Alibaba estreou um serviço de pagamentos por reconhecimento facial bastante diferente em algumas lojas do KFC na China. Chamado de "smile to pay" (sorria para pagar), o sistema permite que o usuário use o próprio rosto para pagar por produtos e serviços. 

De acordo com a rede estadunidense CNBC, o serviço funciona por meio de câmeras 3D localizadas no ponto de venda. Uma máquina equipada com essas câmeras permite que o usuário escolha seu pedido e realize o pagamento. Se ele já tiver um cadastro no Alipay, o sistema de pagamentos da Alibaba, e tiver habilitado o reconhecimento facial, poderá pagar apenas dando um sorriso para a câmera. O valor é então debitado de sua conta. O vídeo abaixo mostra o sistema funcionando:

Como o vídeo acima mostra, o sistema é capaz de reconhecer o rosto do usuário em diversas situações. Mesmo que ele mude a cor do seu cabelo, esteja com bastante maquiagem ou se coloque no meio de uma multidão, a câmera ainda assim é capaz de realizar o reconhecimento facial. Segundo o TechCrunch, o usuário ainda pode optar por exigir a confirmação de seu número de telefone para aumentar a segurança.

O sistema foi inaugurado nas lojas KFC porque a Alibaba é uma das investidoras da Yum China, empresa que opera a marca no país. Segundo o presidente da Yum China, a tecnologia é voltada para "consumidores jovens, ligados a tecnologia e ansiosos para abraçar novas tendências e inovações".

A novidade também é uma maneira de a Alibaba promover o seu sistema de pagamentos Alipay. Na China, ele enfrenta uma concorrência pesada de outro sistema do tipo, o WeChat Pay. Esse concorrente é ligado ao aplicativo de mensagens WeChat, que é tão popular no país quanto o WhatsApp é por aqui.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ