internet

Empresa desenvolve roteador espacial

Redação Olhar Digital 22/01/2010 14h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Roteador da Cisco conseguiu realizar tráfego de conteúdo sem passagem por equipamentos na Terra

A empresa Cisco desenvolveu recentemente o primeiro roteador espacial. Com o aparelho é possível realizar tráfego de voz, dados e vídeos apenas com a utilização de satélites, sem passagem pela Terra.

Em novembro foi lançado o primeiro exemplar de uma bateria de testes. O roteador operou com sucesso na nave Intelsat’s IS-14.

Antes da criação do equipamento, a transferência de dados era feita por meio de uma base em terra firme, via rádio. Depois os sinais eram transmitidos para satélites.

No momento, a utilização do roteador espacial tem como foco bases militares, que devem ter grande redução de custos com a nova tecnologia, além de possibilitar maior rapidez de interação. O desenvolvimento do aparelho foi feito dentro do programa IRIS (Internet e Roteamento no Espaço), levado em parceria pela Cisco, Intelsat e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A Cisco pretende, no futuro, colocar o aparelho disponível também para uso comercial. No entanto, não há previsão para que isso aconteça. A novidade pode revolucionar, já que a transmissão espacial pode abranger locais não atingidos pela cobertura 3G.

Internet Cisco
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você