Logo Olhar Digital

Empresa diz ter desenvolvido disco ótico de 1 Terabyte

Redação Olhar Digital 23/11/2007 15h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Informações são gravadas de forma “tridimensional” em disco do tamanho de um CD

A Call/Recall Inc., uma empresa norte-americana, alega ter desenvolvido e testado com sucesso um disco ótico do tamanho de um CD comum e com capacidade de 1 Terabyte. Usando tecnologia proprietária denominada “2-Photon 3D” e um novo tipo de lentes, o sistema grava informações em vários níveis de “profundidade” no disco, e não apenas na superfície, como nos CDs, DVDs, discos Blu-Ray e HD-DVDs atualmente em uso.

 

Segundo a empresa, a tecnologia também pode ser adaptada para alta capacidade em dispositivos portáteis. Um disco com 2,5 cm de diámetro seria capaz de armazenar 50 GB de dados (a mesma capacidade de um disco Blu-ray dual-layer). Em comparação, o menor formato e disco óptico atualmente em uso em um dispositivo portátil, o UMD, da Sony, tem capacidade de até 1.8 GB em um disco de 6,5 cm de diâmetro.

 

 

Gadgets Storage
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você