Empresa realiza o primeiro implante de retina artificial

A Pixium Vision, empresa francesa que fabrica aparelho para a recuperação da visão, anunciou nesta quarta-feira, 24, que realizou o primeiro implante de retina artificial de seu novo produto. O dispositivo, chamado Iris II, pode ajudar pacientes que devem perder a visão por conta da retinite pigmentária, doença hereditária e degenerativa.

A retina artificial conta com 150 eletrodos e estimula artificialmente a retina comprometida, o que pode restaurar parcialmente a visão, para que seja possível capturar formas e movimentos."Esta novidade mundial, realizada em um paciente de 58 anos, transcorreu com êxito", explica o professor Michel Weber, chefe do serviço de oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Nantes, oeste da França, local onde aconteceu a operação.

Enquanto o paciente passa por um período de adaptação, outras pessoas devem passar pela cirurgia. De acordo com a companhia, a Iris II deve chegar ao mercado europeu ainda neste ano.
Além do implante, a empresa também procura maneiras de usar a terapia genética e celular para restaurar a visão.

Via AFP

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ