Empresas de tecnologia pedem que EUA entreguem o controle da internet

Grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, incluindo Facebook, Twitter e Google, enviaram um pedido ao congresso do país para que apoie o pedido para que o governo ceda o controle do sistema de supervisão da internet para a comunidade global.

O plano de transferência está marcado para 1º de outubro, a não ser que o congresso dos Estados Unidos bloqueie a ação. Em uma carta enviada nesta terça-feira, 13 de setembro, as empresas pedem que o congresso não atrase a transição. "Uma internet global e estável é essencial para nossa segurança econômica e nacional e continuamos comprometidos em completar a transição de quase 20 anos para um modelo de múltiplos participantes que melhor servirá aos interesses dos EUA", explica a carta. Atualmente, quem controla o sistema é o Departamento de Comércio dos EUA, já que a internet se desenvolveu no país.


Caso se concretize a transferência, o sistema de supervisão da internet ficará sob o controle de um grupo composto por empresas, defensores de interesses públicos e especialistas em tecnologia.

Parlamentares republicanos contrários ao plano afirmam que a mudança pode prejudicar a liberdade on-line, dando direito de voto a governos autoritários.

Via VentureBeat

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ