Plástico muda de textura

Engenheiros criam plástico que muda de textura conforme sua necessidade

Lucas Tavares, editado por Igor Lopes 23/03/2012 14h27
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em menos de 1 segundo, a textura da superfície muda, indo de um material totalmente liso a um rugoso e aderente

Xuanhe Zhao, um engenheiro da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, acaba de criar um produto que mais lembra um filme de ficção científica. Trata-se de um plástico que, dependendo da necessidade, pode mudar rapidamente a sua textura.

A equipe explica que, em apenas alguns milissegundos, o material pode se transformar de algo liso a rugoso. A alteração é feita utilizando induções elétricas. Segundo o Mashable, dependendo da tensão aplicada, uma textura diferente é assumida pelo material.

Para o consumidor, os usos podem ser bem variados. Por exemplo, uma luva feita com o material poderia alterar sua textura conforme a necessidade do usuário. Se ele for fazer uma escalada, a luva fica de um jeito. Se ele for manejar um material sensível, ela fica de outro. Ou até um piso que fique liso, facilitando o embarque de cargas, por exemplo, e depois rugoso, evitando que elas saiam do lugar.

Reprodução

Segundo Quiming Wang, assistente de Zhao, a mudança "é muito rápida, na faixa de milissegundos, e os tamanhos dos padrões podem ser configurados, de milimétricos até submicrométricos". Ele ainda comenta que, no futuro e com diversas melhorias, o plástico pode até ser usado em materiais para camuflagens.

Vale a pena assistir ao vídeo abaixo, que explica um pouco mais sobre os processos (em inglês):

Nanotecnologia Vídeo Pesquisa Consumidor Tecnologia Curiosidades
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você