Entenda as diferenças entre as múltiplas versões do Moto G4

O Moto G, principal celular intermediário da Lenovo, já está em sua quinta geração. Ainda assim, o Moto G4, lançado no ano passado, continua como presença constante na lista dos smartphones mais buscados no Brasil.

Acontece que o aparelho tem nada menos do que quatro versões diferentes: Moto G4, Moto G4 Plus, Moto G4 Play e, mais recentemente, o Moto G4 Play com TV digital. Com tantas variações, é natural que haja certa confusão na cabeça dos consumidores.

Pensando nisso, preparamos um guia rápido para você entender as diferenças entre as múltiplas versões do Moto G de quarta geração. Para um comparativo simples, basta conferir essa tabela disponibilizada pela própria Motorola em seu site oficial.

Reprodução

Agora, vamos a uma comparação um pouco mais detalhada. O preço de cada uma das versões já é suficiente para indicar a quais subcategorias elas pertencem: o G4 Play é mais barato, portanto tem uma performance não tão rápida; enquanto o G4 é um pouco melhor em termos de desempenho, por ser um pouco mais caro, superado apenas pelo G4 Plus, o melhor de todos.

O G4 e o G4 Plus também são um pouco maiores do que o G4 Play, mais especificamente, 0,5 polegada. Parece pouco, mas é suficiente para causar certo incômodo em pessoas pouco acostumadas a celulares de telas grandes. Como comparação, 5,5 polegadas é o mesmo tamanho do Moto Z Play e do iPhone 7 Plus, dois celulares bem grandes.

Nem tudo se limita ao tamanho da tela, porém. Tanto o Moto G4 quanto o G4 Plus têm cerca de 15,3 centímetros de altura, enquanto o G4 Play tem 14,4 cm. Por outro lado, o modelo mais barato é também um pouco mais "gordinho": 8,95 milímetros na parte mais fina, contra 7,9 mm dos outros dois.

Da mesma forma, o G4 Play é mais leve que o G4 e o G4 Plus. O celular mais barato tem 137 gramas (segundo a fabricante), enquanto os outros dois chegam a 155 g. Vale a pena destacar que tamanho não é tudo: não adianta nada o celular ter uma tela maior e a resolução não acompanhar as medidas. Não é o que acontece com o Moto G, porém.

O Moto G4 Play, de 5 polegadas, exibe imagens em resolução HD, ou 1.280 por 720 pixels, sendo que cada polegada tem 294 pixels concentrados - o que dá uma boa ideia de quantos detalhes a tela mostra. No caso do G4 e do G4 Plus, com tela maior, a resolução é Full HD (1.920 por 1.080 pixels) e eles exibem 401 pixels por polegada - bem mais que o G4 Play.

Reprodução

Outro detalhe que o comparativo da Motorola não mostra é o modelo do processador usado por cada celular. O G4 Play, mais barato, usa um Snapdragon 410 - o mesmo do Moto G de terceira geração, lançado um ano antes. Trata-se de um chip de entrada, não recomendado para jogos pesados e nem para a execução de vários apps ao mesmo tempo.

Já o G4 Plus e o G4 "normal" usam o Snapdragon 617, mais rápido que o 410. Em termos gerais, trata-se de um chip intermediário, um pouco mais eficiente na execução de várias tarefas ao mesmo tempo, mas ainda longe de um top de linha como o Snapdragon 820 que vem dentro do Moto Z, o celular mais caro da Motorola.

Pergunta mais frequente: roda WhatsApp, Facebook e Instagram? No G4 e no G4 Plus, sim, sem problemas. No G4 Play, esses apps também funcionam, mas pode haver engasgos se forem usados ao mesmo tempo. Para jogos, os modelos mais caros são mais indicados, embora não sejam totalmente à prova de travamentos em games mais pesados.

Resumindo...

As diferenças entre as quatro versões do Moto G, portanto, se resumem ao que cada celular tem de especial: o G4 Play é mais barato, enquanto o G4 Play de TV Digital, bem... ele tem TV digital. Já o Moto G4 "normal" tem uma performance melhor, e o G4 Plus tem tudo o que o G4 tem, mas também conta com leitor de impressão digital e mais memória interna.

Vale a pena pesquisar a fundo o modelo que você achar mais de acordo com as suas necessidades. Afinal, cada Moto G pode ser encontrado por preços diferentes desses sugeridos pela própria Motorola, mais baratos ou mais caros, e em alguns casos mais compensadores do que os de quinta geração.

Vai às compras na BlackFriday? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ