Entenda como o louva-a-deus pode ajudar a melhorar a tecnologia 3D

Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, estão usando o louva-a-deus para melhorar a tecnologia de imagens em 3D. Os cientistas estão usando os insetos da espécie, a única até hoje capaz de enxergar em três dimensões.

"Apesar de seus cérebros minúsculos, os louva-a-deus são caçadores com sofisticados recursos visuais que conseguem capturar uma presa com uma eficiência aterrorizante. Podemos aprender muito ao estudar como eles veem o mundo", explica Jenny Read, responsável pela pesquisa.

Durante a pesquisa, realizada por dois anos, os insetos receberam uma espécie de "óculos 3D" feitos com cera de abelaha, semelhantes aos usados por humanos. A diferença fica por conta das cores das lentes. Os insetos enxergam mal a cor vermelha, por isso os óculos foram feitos em azul e verde.
Os pesquisadores exibiram vídeos de outros insetos se movendo na tela em duas e três dimensões. Quando apareciam em 2D, as presas não geravam qualquer reação nos insetos. Já nas imagens em 3D, os louva-a-deus atacaram os insetos.

Reprodução

"Comprovamos definitivamente a visão 3D, ou estereopsia, do louva-a-deus e mostramos que essa técnica pode ser usada para estimular insetos virtualmente e em três dimensões. Ao entender melhor como eles processam o que os olhos captam, podemos compreender como a visão 3D evoluiu, e isso pode levar a novos algoritmos sobre percepção de profundidade 3D em computadores", conta Read.

Nas próximas etapas do estudo, a equipe vai analisar a percepção de profundidade visual por esses e outros insetos e pensar em novas maneiras para que computadores e robôs enxerguem em 3 dimensões.

Via BBC

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ