Servidores

Erro de configuração derrubou vários serviços importantes na internet

Luiz Nogueira, editado por Renato Santino 25/06/2019 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Verizon começou a direcionar acesso de grandes sites para uma pequena empresa da Pensilvânia. A empresa recebeu mais de 20.000 solicitações de acesso, que causou instabilidade em diversos serviços

Na última segunda-feira, 24, grandes empresas como Amazon e Cloudflare sofreram com problemas em seus sistemas. A falha foi originada de um erro de configuração de rede considerado “simples”, causada por uma pequena empresa no estado da Pensilvânia, chamada de DQE Communications, responsável pelo tráfego de internet naquela região.


O problema se deu pelo fato de a empresa ter se tornado a rota de mais de 20.000 endereços de IP através da Verizon, uma das empresas de tráfego de internet mais importantes do mundo. A Verizon, por sua vez, foi a responsável por direcionar esses acessos para a pequena empresa.

O incidente fez com que sites que usam os serviços do Cloudflare e em outros provedores sofressem com instabilidades durante o período e até ficassem indisponíveis. Para exemplificar o tamanho do problema, imagine o Waze enviando todo o tráfego de uma rodovia para uma pequena rua de bairro.

Os culpados

Em uma investigação feita pelo Clouflare, a Verizon e o BGP Optimizer foram apontados como culpados. O BGP é um produto da empresa Noction que oferece aos seus clientes a opção de dividir o tráfego dos endereços de IP, com isso, é possível segmentar e direcionar certas conexões para lugares específicos.

A DQE também tem sua parcela de culpa nisso, já que eles anunciaram que eles recebiam tráfego de grandes empresas da WEB. Quem recebeu essa informação foi a Alleghenny Technologies que enviou as informações para a Verizon, já que eles também são clientes da operadora.

Com isso, a DQE começou a receber tráfego de diversas empresas como Amazon, Linode e até do Facebook. Obviamente que eles não puderam suportar a grande demanda de acessos simultâneos, o que fez com que o sistema de diversos sites ficassem fora do ar.

Via: GenBeta

Servidores Verizon
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você