Espelho inteligente pode detectar doenças

Um espelho inteligente desenvolvido em uma parceria entre 11 instituições europeias de tecnologia pode revelar ao usuário informações sobre sua saúde, detectando o consumo de álcool, o tabagismo, a prática de atividades físicas e o risco metabólico. "Nós queremos dar às pessoas a possibilidade de controlar a si mesmas e mudarem seu estilo de vida", explica Massimo Martinelli, um dos engenheiros do projeto.

Atrás do vidro há uma série de câmeras "multiespectrais" que analisam, por exemplo, a quantidade de luz absorvida pela pele e refletida de volta, o que fornece uma estimativa do fluxo sanguíneo. Outra câmera usa a luz ultravioleta para identificar produtos de glicação avançada, que indicam o risco de diabetes e outras doenças.

Um bafômetro também integra o dispositivo para medir níveis de açúcar no sangue e detectar a presença de substâncias alcoólicas e de cigarros.

"A idéia é colocá-lo nas casas, em academias e farmácias. Ele é muito fácil de utilizar, pois não precisa de mais nada", conta Martinelli.

Por enquanto, não há previsão de comercialização do espelho, mas os pesquisadores não descartam a possibilidade. Para o futuro, eles querem também criar um aplicativo que se integre com o dispositivo e armazene as informações do usuário.

Entenda melhor o projeto:

Via FastCompany

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ