Estudantes criam chapéu capaz de guiar usuários de GPS por áudio; veja

Estudantes da School of Electrical and Computer Engineering da Cornell University nos EUA criaram um chapéu capaz de emitir sons para guiar o usuário por rotas marcadas em GPS. O projeto foi apresentado no Hackaday no dia 30 de dezembro.

O projeto, chamado de "Top Hat", é composto por um chapéu, uma placa lógica e um par de fones de ouvido. Ele recebe sinais de GPS relativos à sua posição atual e ao destino do usuário, e consegue emitir sons por meio dos fones para guiar o usuário até o destino. Um vídeo mostrando o aparelho em funcionamento pode ser visto abaixo:



Diferente de sistemas de orientação por GPS, o Top Hat não dá ordens específicas como "vire à esquerda" ou "siga em frente". Ele usa a natureza estéreo dos fones de ouvido para dar ao usuário a impressão de que o som está vindo de determinado local. Com isso, ele consegue direcionar o usuário até seu destino.

O dispositivo desenhado pelos alunos ainda é um protótipo e, por ora, não tem ainda previsão de ser comercializado. Seu principal objetivo era explorar maneiras de guiar usuários de sistemas de GPS e aplicativos de mapas por outros meios, além do visual. Mais detalhes sobre o projeto podem ser vistos aqui.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ