Estudantes de medicina criam aplicativo que ajuda a identificar câncer de pele

Os estudantes de medicina Raphael David e Herbert Homig acharam uma nova maneira de tentar salvar vidas. Juntos, eles criaram um aplicativo para smartphones Android que ajuda a identificar um possível câncer de pele a partir de fotos de pintas e manchas no corpo.

Chamado de “Câncer de Pele”, o aplicativo tem o funcionamento bem simples e necessita apenas que o usuário tire uma foto, sem o uso do flash, de alguma pinta que tem no corpo.  Assim, o programa trabalhar para identificar os chamados melanomas cutâneos, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.

De acordo com os desenvolvedores, o programa ajuda analisa as características da pinta, tais como o formato da borda, a coloração, o tamanho do diâmetro e a simetria. Se houver algo de anormal, o aplicativo informa ao usuário sobre a irregularidade.

Apesar de ajudar na identificação da doença, os universitários afirmam que o app não substitui o diagnóstico realizado por um médico especialista no assunto. Segundo eles, o objetivo é incentivar a realização do autoexame pessoal. Assim, se você acha que tem algo de errado com uma pinta no seu corpo, é melhor procurar a opinião de um profissional.

Reprodução

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ