Mark Zuckerberg Facebook

Estudo: Facebook é mais eficaz que LinkedIn na hora de contratar candidatos

Redação Olhar Digital 21/11/2011 14h25
Compartilhe com seus seguidores
A A A

18 milhões de americanos dizem dar crédito ao site de Mark Zuckerberg na hora de serem contratados

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de software JobVite, o Facebook é a plataforma dominante para procurar anúncios de emprego e encontrar vagas, ultrapassando sites como Twitter e o próprio LinkedIn, que tem um foco maior em currículos e oportunidades.

Enquanto mais da metade dos candidatos usa pelo menos uma rede social para realizar buscas, o site de Mark Zuckerberg é o canal favorito daqueles que procuram por trabalho, sendo quase duas vezes mais eficaz do que outros sites. Os números são impressionantes: 18 milhões de americanos dizem dar crédito ao site na hora de serem contratados.

O estudo, realizado com aproximadamente 1.200 entrevistados, divide esses dados em dois grupos: os pró-ativos, descritos como pessoas mais abertas a um novo emprego - ou desempregados, mas à procura de trabalho -, e os ativos, que já estão empregados, mas ainda assim pesquisam vagas. Além disso, os usuários possuem mais de 150 contatos em qualquer rede social, com o objetivo de saber novas oportunidades.

Cerca de 78% dos entrevistados afirmaram que o Facebook foi o responsável pelo emprego que têm hoje - no caso dos já empregados -, contra 40% que preferem o LinkedIn, que perde até mesmo para o Twitter, cuja porcentagem de procura por vagas é de 42%. Já no quesito "qualidade", 34% optam pelo Twitter, 25% o LinkedIn e 42% o Facebook.

As redes sociais alcançaram um status importante entre a geração atual, quando o assunto é trabalho. Uma outra pesquisa, desta vez conduzida pela Reppler, aponta que 69% dos recrutadores norte-americanos já rejeitaram candidatos devido a informações nos perfis de sites como Facebook, LinkedIn e Twitter. Além disso, 47% dos recrutadores afirmaram que, após o recebimento do currículo, realizam uma pesquisa através dos links fornecidos pelos que concorrem a vagas de emprego. 

redes sociais Twitter Facebook Empregos LinkedIn
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você