Europa vota pela neutralidade da rede e contra o roaming

Leonardo Pereira 03/04/2014 10h35
Facebook, like, internet
A A A

Nesta quinta-feira, 3, as operadoras de telecom sofreram dois golpes duros na Europa: o Parlamento Europeu votou a favor da extinção da cobrança de roaming entre os países do bloco e da neutralidade da rede.

Os legisladores decidiram que até dezembro de 2015 as taxas de roaming internacional aplicadas à telefonia móvel devem diminuir gradativamente até sumirem. Neelie Kroes, comissária sobre assuntos digitais, disse à Reuters que a ideia é diminuir as barreiras da região e tornar a vida "mais fácil e menos cara".

Também se decidiu pela neutralidade da rede, o que impedirá operadoras de oferecerem pacotes diferenciados de acordo com o uso que se faz da internet. Com isso, todo acesso terá de ser tratado de forma igualitária na Europa – o mesmo que se tenta no Brasil com o Marco Civil da Internet.

Ambas as decisões precisam de aprovação do Conselho Europeu, que representa os Estados-Membros da União Europa, o que deve ocorrer em outubro. Caso passem, as medidas serão efetivas para 28 países.

Internet
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você