Exoesqueleto Nature

Exoesqueleto impulsiona movimento das pernas com energia cinética; veja vídeo

Thiago Brizola, editado por Marcelo Gripa 06/04/2015 12h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Melhorar a forma como os seres humanos andam sem depender de uma fonte externa de energia sempre foi um desafio para os desenvolvedores de próteses e exoesqueletos. Entretanto, um artigo recentemente publicado na revista Nature apresenta um dispositivo que utiliza energia cinética para auxiliar a movimentação humana. 

 

O exoesqueleto desenvolvido por cientistas norte-americanos, patrocinados pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, pode ser encaixado em qualquer tênis de corrida e pode reduzir o déficit energético do movimento de caminhada entre 2,6 e 7,2%. O dispositivo foi projetado visando portadores de deficiências ou pessoas que precisam realizar longas caminhadas.

Sem precisar de alimentação externa de energia, o aparelho é apto para converter a energia gerada através da movimentação da perna (músculos e tendões) em impulsos que replicam os movimentos da panturrilha e tendão de Aquiles em um pequeno sistema de polias e embreagens no exoesqueleto. Quando o calcanhar bate no chão, momento em que o tendão de Aquiles geralmente estimula a panturrilha com muita força, a embreagem estimula a polia do exoesqueleto.


Reprodução 

Pensado entre 200 e 500 gramas, o sistema permite que o usuário não gaste energia extra ao carregá-lo, entretanto, funciona apenas para caminhadas. Caso corra com o exoesqueleto, o usuário vai destruir o dispositivo, segundo os criadores.

Segundo a Nature, o dispositivo deve ser lançado ainda em 2015 em solo norte-americano e pelo custo de US$ 1000.

Tecnologia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você