titanic

Expedição fará mapa 3D do Titanic

Redação Olhar Digital 27/07/2010 12h21
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cientistas, arqueólogos e oceanógrafos irão mapear a área do naufrágio de 1912 e o resultado das buscas será disponibilizado ao público

Lembra do Titanic, o transatlântico que afundou em 1912, mas rendeu história para um filme em 1997? Um grupo de cientistas fará uma nova expedição ao navio para criar um mapa tridimensional que estará disponível ao público.

As expedição começa no próximo mês e é considerada a mais avançada missão científica desde que o navio foi descoberto, há 25 anos. O plano é fazer uma expedição durante 20 dias a partir de 18 de agosto.

A expedição vai contar com cientistas e organizações como a National Oceanic and Atmospheric Administration, além de arqueólogos e oceanógrafos.

De acordo com o cientista e líder da expedição, David Gallo, essa é a primeira vez que os cientistas estão realmente indo para tratar o navio como um sítio arqueológico. O objetivo é preservar o legado do navio, melhorando a história do Titanic e entender qual é o atual estado do navio.

A expedição vai lançar mão de tecnologias de captura de imagem e dispositivos sonares que nunca foram utilizados antes no naufrágio do Titanic.

O navio afundado foi encontrado em 1985 pelo oceanógrafo Robert Ballard, junto com uma equipe internacional. Desde então, várias expedições querem fotografar os destroços ou reunir artefatos.
Filmes 3D
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você