Experiência de realidade virtual ganha Oscar pela primeira vez

A Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (AMPAS), a organização por trás das glamourosas premiações do Oscar, concedeu uma estatueta ao diretor Alejandro G. Iñarritu pela experiência de realidade virtual "Carne y Arena", que ele dirigiu. Trata-se da primeira vez que uma produção em realidade virtual ganha um Oscar.

"Carne y Arena (Virtually Present, Physically Invisible)" - título que em tradução livre quer dizer "carne e areia: virtualmente presente, fisicamente invisível" - é uma instalação que está em cartaz em diversos locais no mundo, de acordo com o Entertainment Weekly. Ela inclui tanto espaços físicos desenhados quanto uma experiência de realidade virtual para o Oculus Rift.

Toda a obra gira em torno da questão da imigração, segundo o The Verge. A experiência de realidade virtual, por exemplo, dura seis minutos e meio, e coloca o espectador na perspectiva de um mexicano tentando atravessar a fronteira para os Estados Unidos. A Academia considerou que ela é "uma empreitada profundamente emocionante e fisicamente imersiva no mundo dos migrantes".

"Mais do que uma superação criativa na forma ainda emergente da realidade virtual, ela nos conecta visceralmente às realidades políticas e sociais mais urgentes da fronteira entre México e EUA", disse o presidente da academia, John Bailey, em seu anúncio. 

Prêmio especial

Iñarritu, por sua vez, já é uma espécie de "queridinho" da academia. Ele já ganhou quatro Oscares antes desse: dois de melhor diretor (por "O Regresso" em 2016 e por "Birdman" em 2015), um de melhor filme e um de melhor roteiro original (ambos por "Birdman" em 2015 também). Fora isso, ele já teve também outras cinco indicações.

De acordo com o Polygon, essa uma das menos de 25 vezes que a academia deu um Oscar especial, fora de suas premiações anuais, a uma obra. A última vez que isso aconteceu foi em 1995, quando a organização premiou dessa maneira a animação "Toy Story", da Pixar. Aquele prêmio pavimentou o caminho para que a academia eventualmente incluísse a categoria de "Melhor Animação" em suas premiações do Oscar em 2002. Segundo o Engadget, a obra de Iñarritu pode fazer o mesmo pela realidade virtual no futuro.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ