Fabricantes padronizam carregador para celulares

Novos aparelhos usarão plugues Micro-USB

Membros da Open Mobile Telefone Platform (OMTP), um consórcio que reúne as principais empresas de telefonia móvel no mercado mundial, anunciaram a padronização do conector usado nos carregadores dos telefones celulares. A partir de agora ele usarão um conector Micro-USB, formato lançado no início deste ano. Eletricamente o Micro-USB é idêntico ao conector USB usado nos periféricos com que lidamos no dia-a-dia, como pendrives, mas fisicamente ele é muito menor: tem a metade da altura do mini-USB usado atualmente em câmeras digitais.

 

Dentre os fabricantes de telefones celulares que fazem parte da OMTP temos a Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG. Alguns fabricantes já se adiantaram à decisão: o novo Motorola RAZR2 V8, por exemplo, já usa um conector Micro-USB no carregador. A decisão tem impacto econômico e ambiental: os fabricantes poderão economizar produzindo apenas um modelo de carregador para toda a sua linha de produtos, e os usuários poderão reaproveitar carregadores de modelos antigos em aparelhos novos, evitando se sejam jogados no lixo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ