Facebook ainda não desistiu de levar internet para áreas remotas

O programa Free Basics, uma tentativa do Facebook de levar internet para áreas em desenvolvimento, teve um lançamento confuso: na semana passada o drone da empresa sofreu um acidente durante um teste, o satélite acabou explodindo junto com o foguete da SpaceX e o projeto foi barrado na Índia.

Agora, a empresa está tentando uma abordagem diferente para entrar no país: através do Express Wifi, o Facebook está trabalhando com operadoras, provedores de serviços de internet e empresários locais para ajudar a expandir a conectividade para regiões carentes da Índia.

Ao contrário do Free Basics, o Express Wifi não é gratuito, sendo que o usuário precisa comprar um pacote de dados para ter acesso ao Wi-Fi. Embora a necessidade de pagar pelo serviço fuja da ideia de oferecer internet de graça, essa pode ser considerada uma boa mudança.

Críticos do plano original argumentavam que oferecer internet gratuita permitirá ao Facebook controlar o uso da rede e o que é acessado pelos usuários. Além de evitar esse controle, o pagamento da internet garante à empresa um modelo sustentável para expandir o programa para outros lugares.

Via The Next Web

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ