Facebook anuncia mudanças no algoritmo dos Trending Topics

Depois da polêmica levantada nas últimas semanas pelo Senado dos Estados Unidos, o Facebook anunciou que está alterando a composição dos Trending Topics, seção que mostra os assuntos mais relevantes. A rede social foi acusada de omitir notícias que possuam um viés conservador.

"Nossa investigação não revelou nenhuma evidência de parcialidade política sistemática na seleção das histórias incluídas nos Trending Topics. Na verdade, nós confirmamos que a maioria dos assuntos mencionados em reportagens foram incluídos como Trending Topics em várias ocasiões", afirma o conselheiro geral do Facebook, Colin Stretch. O executivo afirma, no entanto, que a empresa não pode excluir totalmente a possibilidade de parcialidade não intencional.

A companhia revela ainda que as investigações internas concluiram que as notícias conservadoras e liberais foram escolhidas na mesma proporção. Mesmo assim, o Facebook está alterando o algoritmo, com o objetivo de aumentar a confiança das pessoas.

A partir de agora, o Facebook deixa de contar com uma lista de 10 páginas aprovadas previamente, incluindo New York Times , CNN e Washington Post. A seção também vai excluir cerca de mil sites usados para avaliar a relevância das histórias. Além disso, haverá linhas de atuação mais definidas, para evitar a parcialidade ideológica e política, e maior revisão.

Via TheVerge

 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ