Facebook direitos lupa copyright

Facebook anuncia novas restrições para tentar impedir mais vazamentos de dados

Redação Olhar Digital 02/07/2018 15h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Tentando recuperar credibilidade, o Facebook anunciou novas mudanças de privacidade nesta segunda-feira, 2. A rede social fará uma série de restrições a API e ferramentas voltadas para desenvolvedores de aplicativos. O objetivo é evitar novos vazamentos e uso indevidos de dados como no escândalo da Cambridge Analytica.


De acordo com uma publicação em seu blog oficial, a primeira ferramenta do Facebook que será encerrada é o aplicativo Graph API Explorer App. Trata-se de um programa que permite que desenvolvedores acessem informações sociais do Facebook e façam publicações na timeline. A partir desta segunda-feira, 2, os testes deverão ser feitos dentro dos próprios aplicativos dos criadores através da obtenção de tokens.

Outra área que será afetada será as soluções de mídia do Facebook. A partir do dia 1º de agosto, a rede social vai encerrar a ferramenta de buscas, sugestões e outras ferramentas de assuntos por conta do baixo uso. Além disso, os APIs de tendências e ferramentas para jornalistas já foram descontinuados. A partir de agora, apenas algumas páginas verificadas continuarão tendo acesso às APIs de descoberta de conteúdo.

A rede social anunciou também o fim da “Profile Expression Kit”, que permite criar fotos e vídeos para publicar no perfil. O recurso deixará de funcionar a partir de 1º de outubro. Por fim, os desenvolvedores precisarão fazer revisões de aplicativos para continuar tendo acesso aos APIs de páginas, Marketing, Leads ADs e de vídeos ao vivo.

Nos últimos meses, o Facebook tem feito uma profunda revisão e mudanças nas suas APIs para desenvolvedores de aplicativos. O movimento é reflexo dos recentes vazamentos de informações através de jogos e apps de questionários, que se tornaram populares na rede social. A empresa deu a entender que novas alterações devem ser anunciadas em breve.

Facebook privacidade
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você