Facebook: falta de idiomas é uma das barreiras para o acesso à web

Um estudo realizado pelo Facebook e divulgado na última segunda-feira,22, mostra que uma das grandes barreiras da adoção da internet pela população mundial, além do dinheiro, é a falta de mais línguas na rede. De acordo com a pesquisa, 10 idiomas representam quase 90% dos sites.

Segundo os resultados obtidos, a linguagem continua sendo uma das quatro maiores barreiras que as pessoas enfrentam para se manterem online. Na Nigéria, por exemplo, uma pesquisa realizada anteriormente mostra que 75% dos entrevistados nunca tinha ouvido a palavra "internet".

"A internet produz conteúdo para atender as necessidades daqueles que já estão conectados. Se não houverintervenção, as pessoas que já utilizam a internet serão as únicas a moldar o seu destino, e o fosso entre os conectados e desconectados só vai crescer", explica a rede social.

Como prova, a pesquisa analisou o número de artigos da Wikipedia disponíveis. Apesar de existir milhões de artigos, a maior parte deles está disponível em apenas 12 idiomas.

Aplicativos
Além dos sites, os apps e sistemas operacionais também deixam a desejar na hora de cobrir um mundo com diversas línguas. O estudo descobriu que a versão 6.0 do Android possui versões para apenas 61% da população. Aos outros 39%, resta se adaptar a uma língua que não é sua ou não usar o sistema.

Via Quartz 

 





RECOMENDADO PARA VOCÊ