Facebook libera conversas por vídeo em grupo com até 50 pessoas

O Facebook anunciou hoje a chegada de chamadas de vídeo para as conversas em grupo do Messenger. Com o novo recurso, é possível realizar chamadas de vídeo com até seis de seus contatos ao mesmo tempo, e a tela do dispositivo se dividirá em seis partes iguais para acomodar as seis imagens simultâneas.

Também será possível que mais pessoas participem da chamada. Nesse caso, elas poderão escolher apenas ouvir e comentar por texto ou participar enviando apenas o seu áudio. Quando as chamadas ficarem com mais de seis pessoas ao mesmo tempo, será mostrada apenas a imagem da pessoa que está falando naquele momento. Dessa maneira, até 50 pessoas poderão participar da conversa ao mesmo tempo.

Para ativar o recurso, basta entrar em uma conversa em grupo no Messenger (ou criar uma nova) e apertar o botão de vídeo que aparecerá no canto superior direito da tela. As outras pessoas do grupo receberão então uma notificação para se unir à conversa de vídeo. Caso queira, o usuário também pode notificar diretamente alguns dos outros participantes do grupo. O vídeo abaixo mostra a novidade:

Durante as conversas, os usuários também poderão usar filtros e máscaras semelhantes aos do Snapchat para dar um toque de humor ao bate-papo. O recurso, contudo, chegará primeiramente para os usuários de iOS.

Com o lançamento, o Messenger se tornou um dos primeiros aplicativo ocidentais a ganhar esse recurso, vencendo concorrentes como o Snapchat, o Google Duo e o FaceTime. Na China, o popular aplicativo WeChat já traz essa função desde 2015. Mas antes deles todos, o HangOuts, do Google, já trazia essa funcionalidade desde 2013. O problema é que ele nunca se tornou um aplicativo amplamente utilizado.

Primeiro ouvir, depois ver

Essa novidade não é totalmente inesperada. No fim da semana passada, segundo o TechCrunch, o Facebook Messenger passou a incluir um novo recurso que permitia a realização de chamadas de voz em grupo para os usuários de desktop, de maneira semelhante ao Skype.

De acordo com o Facebook, o recurso era então um teste pequeno, e somente alguns usuários tinham acesso. Desde então, o recurso se expandiu para chamadas em vídeo para grupos também, o que sugere que o recurso de áudio foi uma espécie de teste preliminar para essa novidade. A empresa informou que a novidade será disponibilizada ao longo dos próximos dias para Android e iOS.

As chamadas de áudio chegaram no Facebook em 2013 e desde então o recurso cresceu em outros aplicativos que começaram a oferecer serviços semelhantes. O app Houseparty, que permite fazer ligações em grupos, chegou entre os mais baixados da App Store arrecadando cerca de US$ 50 milhões.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ