Facebook Audio ao vivo

Facebook permitirá transmissão de áudio ao vivo e podcasts

Gustavo Sumares, editado por Leonardo Pereira 21/12/2016 13h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Facebook anunciou ontem mais uma opção para quem quer transmitir conteúdo ao vivo, e curiosamente essa novidade é mais econômica que os demais recursos que a rede social tem oferecido. Trata-se da possibilidade de transmitir áudio ao vivo, o que permitirá que os usuários criem suas próprias rádios ou transmitam podcasts direto no Facebook.


A empresa anunciou que começará a testar esse formato ao longo dos próximos dias com uma série de parceiros, incluindo o BBC World Service e a rádio britânica LBC. No entanto, ela afirmou que pretende começar a disponibilizar esse recurso para usuários de Android e iOS a partir do começo de 2017.

Motivação

Segundo o Facebook, muitos usuários já usavam uma "gambiarra" para transmitir apenas áudio ao vivo: eles deixavam uma imagem fixa na transmissão enquanto falavam por cima dela. Outros usuários alteravam a API do Facebook Live para permitir apenas a transmissão de áudio, mostrando que havia essa demanda na rede social.

Conectividade também foi um fator que a rede social levou em conta. Segundo o anúncio, o formato de áudio ao vivo seria mais adequado para transmissões feitas a partir de regiões com pouca receptividade de internet. Assim, criadores poderão transmitir dados ao vivo mesmo em situações nas quais o sinal esteja fraco.

Funcionamento

Essa nova ferramenta deverá funcionar da mesma maneira que a transmissão de vídeo ao vivo. A partir da aba para criar um novo post, será possível selecionar a opção "Live Audio". Os amigos ou seguidores da página ou perfil receberão notificações para acessar o podcast ou rádio, ajudando a trazer mais público.

Bizarramente, haverá uma diferença marcante entre iOS e Android. Usuários de iOS precisarão deixar o aplicativo do Facebook aberto para ouvir o aúdio ao vivo no celular; usuários de Android, por sua vez, poderão continuar a ouvir enquanto fazem outra coisa no celular. De qualquer forma, o The Verge acredita que o novo recurso pode virar uma tendência caso o algoritmo da rede social comece a destacar desmesuradamente as postagens nesse formato, como ele costuma fazer com formatos novos.

Podcast redes sociais Áudio Facebook
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você