O Facebook quer pagar para coletar os seus dados

Os usuários serão pagos pelos dados coletados na plataforma, só resta saber quanto tais informações valerão

Luiz Nogueira, editado por Camila Rinaldi 12/06/2019 08h50
Facebook
A A A

O Facebook está lançando um novo aplicativo de pesquisa de mercado para coletar dados dos telefones dos usuários. A empresa quer saber quais aplicativos os usuários instalam, quanto tempo eles gastam ao usá-los e quais dispositivos e redes estão em uso. Em troca, os consumidores serão compensados com uma quantia ainda não revelada de dinheiro.


O aplicativo recebeu o nome de “Study from Facebook”, e a rede social vai mostrar diversos anúncios para atrair adeptos ao seu novo sistema. Quando alguém clicar no anúncio, ele pode se inscrever. Se for qualificado, eles poderão fazer o download do aplicativo na Google Play Store. Por enquanto, não há previsão de quando a funcionalidade chega aos usuários da App Store.

O Facebook promete transparência e diz que vai explicar como o aplicativo funciona e quais são as informações coletadas. Todos os que se dispuserem a participar devem ter 18 anos ou mais, e podem sair do estudo a qualquer momento.

Qualquer um que participe será compensado, embora o Facebook não tenha divulgado os detalhes específicos sobre como ou quanto cada pessoa vai receber. Anteriormente, a empresa ofereceu aos participantes de uma pesquisa, um vale presente no valor de US$20 por mês (aproximadamente R$78), pode ser que essa nova pesquisa siga por esse caminho. Pode ser também que o pagamento seja feito em Libra, nova criptomoeda em que o Facebook vem trabalhando

A notícia levanta algumas preocupações, devido aos recentes escândalos de privacidade em que o Facebook se envolveu. Embora a empresa diga que manterá as informações dos participantes seguras e protegidas, não há como prever se um novo Cambridge Analytica pode ocorrer.

Não é surpresa que o aplicativo não esteja disponível na App Store, o Facebook já teve problemas com um aplicativo de pesquisa de mercado na loja da Apple. Segundo a empresa, o aplicativo violava suas regras, por esse motivo, foi removido. Somente o tempo dirá se o novo aplicativo sofrerá com as mesmas punições.


Via: Engadget

Facebook venda de dados
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você