Dislike

Facebook coleta informações através do botão 'Like', mesmo sem o usuário clicar

Redação Olhar Digital 19/05/2011 15h34
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A rede social permanece com os dados por 90 dias, mas nega que a ferramenta foi feita para rastrear usuário

O Facebook está coletando os dados de seus usuários a partir do botão "Like", presente em vários sites pela internet. O jornal americano The Wall Streel Journal afirma que, se o usuário da rede social estiver logado em sua conta e acessar qualquer site que apresente o botão, o Facebook recolherá informações da navegação, mesmo que ele não tenha clicado no botão "Like".

O CTO do Facebook, Bret Taylor, não nega a captura dos dados e explicou ao WSJ que, apesar de tê-los em arquivo, não os utiliza para rastreamento do usuário. Além disso, garante que as informações são excluídas a cada 90 dias. A Google também guarda esse tipo de informações e já foi bastante criticada por essa atitude, mas, no caso da gigante das buscas, os dados são armazenados por apenas duas semanas.

Mas por que o Facebook armazenaria tais informações? O executivo da rede social afirma, ainda, que esses dados são utilizados apenas para otimizar a exibição de anúncios para os usuários, quando você compartilha um link com os seus amigos. Eles querem, também, entender a eficiência do botão "Like" e o quanto ele está ajudando os sites a atrair mais tráfego. 

O botão "Like" do Facebook é uma ferramenta de compartilhamento de informações de outros sites dentro da rede social. Clicando no botão "Like" você passa a dividir o link do conteúdo de um site com os seus amigos dentro da rede social, através das atualizações de seu perfil.
Facebook
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você