Falha de segurança no iOS 9 permite acesso indevido a contatos e fotos

Uma brecha na última versão do sistema operacional dos smartphones da Apple permite que usuários contornem o bloqueio de tela com senhas de 4 ou 6 dígitos e acessem, de maneira indevida, os contatos e as fotos dos dispositivos.

O bug foi descoberto pelo usuário Jose Rodriguez, que já havia descoberto uma falha de segurança semelhante dois anos atrás no iOS 6.1.3. Rodriguez publicou no Youtube um vídeo demonstrando a brecha, que posteriormente foi também confirmada pelo site Apple Insider. O vídeo pode ser visto abaixo:



A falha se aproveita do sistema de travamento da tela, que possibilita cinco tentativas para que o usuário coloque a senha correta, e do funcionamento da Siri mesmo com a tela travada. Se um usuário mal-intencionado ativar a Siri perguntando as horas ao mesmo tempo em que coloca a quinta senha errada, ele conseguirá acessar o relógio do dispositivo.

A partir do relógio, é possível acessar o aplicativo de mensagens de texto e, de lá, ter acesso aos contatos do aparelho. Além disso, ao tentar modificar as imagens dos contatos (ou criar um novo contato), o invasor pode também visualizar todas as imagens contidas no smartphone.

A brecha de segurança está presente até mesmo na versão prévia para desenvolvedores do iOS 9.1 e na recém-lançada atualização 9.0.1 do iOS. A Apple ainda não liberou uma correção para o problema.

Solução

Por enquanto, existem duas maneiras de prevenir a falha em seu dispositivo. A primeira delas é desativando o funcionamento da Siri na tela de travamento. Para fazer isso, basta ir em "Configurações", depois em "Touch ID e Senhas", inserir sua senha e desativar a opção da Siri na aba "Permitir acesso quando travado". 

Outra maneira de impedir esse bug é criando uma senha customizada com letras e números. para fazer isso, basta navegar para o mesmo "Touch ID e Senhas", inserir sua senha atual e mudar o formato de senhas, selecionando uma senha nova com caracteres alfanuméricos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ