WhatsApp

Falha no WhatsApp permite burlar bloqueio biométrico do app no iPhone

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Usuário do Reddit encontrou uma maneira de contornar o bloqueio no iOS abrindo o aplicativo a partir do menu de compartilhamento de arquivos

O novo recurso de segurança do WhatsApp tão aguardado pelos seus usuários – o bloqueio do aplicativo com Touch ID ou o Face ID do iphone – mal foi disponibilizado e já tem uma grande falha de segurança.


O problema foi descoberto na quarta-feira, 20, por um usuário do Reddit ao abrir o WhatsApp a partir da aba de compartilhamento (o menu de aplicativos que aparece quando é selecionada a opção de compartilhar arquivos ou mensagens) do celular da Apple.

Ele percebeu que acessando o app desse modo, o desbloqueio por biometria não é solicitado se a função não estiver ativada para acontecer “Imediatamente”. Ou seja, se o usuário configurar o sistema de segurança para exigir a biometria em um intervalo de tempo de 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora depois do último acesso, o bloqueio pode ser burlado.

Em um e-mail à Reuters, um porta-voz do WhatsApp reconheceu que a falha existe e disse que a empresa estava trabalhando para resolver o problema. "Estamos cientes da questão e uma correção estará disponível em breve. Enquanto isso, recomendamos que as pessoas ativem a opção de bloqueio de tela [do WhatsApp] para ‘Imediatamente’", informou.

Até o momento disponível só para iPhone, a função de bloqueio do WhatsApp por biometria também está sendo testada em dispositivos Android, na versão 2.19.3 do WhatsApp beta. O recurso ainda não está disponível e a expectativa é que ele seja liberado para todos os usuários para testes em uma atualização futura do app.

iPhone iOS biometria Whatsapp
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você