Smart Mini Farm

Fazenda inteligente cultiva vegetais dentro de casa com 95% menos água

Redação Olhar Digital 23/07/2015 12h12
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa da Estônia Click & Grow desenvolveu uma espécie de fazenda inteligente que pode crescer no jardim de uma casa comum. A Smart Mini Farm se parece com uma fruteira vertical e permite o cultivo de frutas, legumes e ervas. De acordo com os desenvolvedores, qualquer pessoa será bem sucedida na tarefa, independente de suas habilidades de jardinagem.

Reprodução

A lista de vegetais que podem ser cultivados inclui couve, alface, tomates, pimentas, morangos e hortelã. A Smart Mini Farm tem duas bandejas que podem acomodar até 30 plantas cada e conta com um solo esponjoso que permite que os nutrientes se infiltrem nete, um sistema de crescimento iluminado por luzes LED, sensores capazes de medir os níveis de umidade e uma irrigação eletrônica que promete fazer as plantas brotarem 30% mais rápido e com 95% menos água do que o necessário na agricultura tradicional ao ar livre.

Um aplicativo permite ainda controlar o crescimento das plantas pelo telefone.

Agricultura hidropônica

Atualmente existem locais que utilizam a agricultura hidropônica, um processo que faz com que as plantas cresçam em soluções minerais em vez do solo comum, o que ajuda a reduzir o consumo de água entre 70% e 80%. Mas o sistema é complexo e caro, o que o inviabiliza em escala familiar.

Mattias Lepp, o CEO da Click & Grow, afirmou que a tecnologia desenvolvida pela empresa pode relacionar a maneira como as pessoas obtém a comida. Segundo ele, o sistem é bastante viável em áreas urbanas sem acesso a produtos frescos.

Em abril deste ano a companhia lançou uma versão maior da estufa, que sai por a partir de US$ 1,5 mil
A Smart Mini Farm, versão menor, deve estar disponível em 2016 por US$ 300. Quem se interessou pela ideia já pode encomendar a sua.


Via TechHive

Meio-ambiente Tecnologia água
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você