FBI pode obrigar empresas a construir softwares de espionagem, diz Tim Cook

Na próxima terça-feira, Apple e FBI devem se encontrar nos tribunais para decidir se a empresa deve ajudar o órgão a extrair dados do smartphone pertencente ao atirador Syed Farook. Nesta semana, o CEO da empresa, Tim Cook, mais uma vez se mostrou preocupado com os rumos que o processo pode tomar.

Segundo ele, é possível que as empresas de tecnologia sejam forçadas a construir softwares que espionam seus usuários.

"O All Writs Act pode ser usado para nos forçar a construir algo que deixaria milhões de pessoas vulneráveis, então você se questiona 'se isso pode acontecer, o que mais pode acontecer?'. Da próxima vez, o senado pode dizer que as empresas construam um sistema operacional de vigilância. Talvez eles possam querer ter a capacidade de ligar a câmera no seu Mac", afirmou o CEO, em entrevista à revista Time.

O All Writs Act é um instrumento de caráter geral usado pelos promotores para obter e executar mandados de busca, mas para Cook as consequências podem afetar cidadãos dos Estados Unidos e, futuramente, do mundo inteiro. Recentemente, o CEO chegou a classificar a possibilidade de construir uma "porta dos fundos" para extrair dados como "criar um software equivalente ao câncer".

Via BusinessInsider

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ