Canais pagos reprisam filmes nacionais até 61 vezes em um ano

Você já teve a impressão que os filmes na TV a cabo são reprisados mais do que deveriam? A impressão é especialmente forte com os filmes nacionais. Segundo um levantamento da Ancine, você não está maluco. No ano passado, houve ao menos um caso de um filme exibido 61 vezes. Foi o que aconteceu com “Minha Mãe É uma Peça”, com uma média de 5 exibições por mês espalhados por quatro canais (Megapix e três Telecines).

A repetição é fruto da lei federal que institui cotas de exibição de obras nacionais aos canais pagos. De fato, três anos depois, o crescimento foi de 159%, mas isso não quer dizer muita coisa: canais como Telecine, HBO, Warner e Sony ainda tem menos de 5% de conteúdo nacional em sua programação.

A pesquisa da Ancine mostra que, além da penetração nos grandes canais ainda ser irrisória, as emissoras ainda apelam para reprises em cima de reprises apenas para preencher as cotas previstas em lei. Veja abaixo os filmes que mais foram exibidos:

 Reprodução

O estudo leva em consideração 20 canais pagos, que dedicaram, em média 504 horas por semana a produções brasileiros, ou 15,2% da grade. Quando levado em consideração apenas o horário nobre, a proporção aumenta: 23,8% do período entre 18h e 0h foram produzidos localmente. No entanto, é importante observar que canais como o Canal Brasil, GNT e Multishow, dedicados primariamente a conteúdo brasileiro, acabam desequilibrando esta conta, contando com 80% de toda a programação nacional entre os 20 canais estudados.
 

ReproduçãoVia Notícias da TV

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ