Logo Olhar Digital

Folding@Home entra para o livro dos recordes

Redação Olhar Digital 06/11/2007 14h11
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Projeto é reconhecido o “sistema de computação distribuída mais poderoso do mundo”

O projeto Folding@Home, um sistema de computação distribuída que visa compreender o processo de produção de proteínas no organismo humano, foi reconhecido pelo Guinness Book como o “sistema de computação distribuída mais poderoso do mundo”. Segundo o livro, a rede tem um poder de processamento combinado de 1 PetaFLOP, mais de duas vezes e meia o equivalente ao computador mais poderoso do mundo (o BlueGene/L, da IBM, com 360 TeraFLOPs).

 

A rede é composta por PCs com Windows ou Linux, Macs, Playstation 3 e vários outros tipos de máquinas espalhados pelo mundo. Clientes especializados, como uma versão que tira proveito do poder de processamento nas placas de vídeo modernas, também estão disponíveis. Uma única aceleradora 3D topo de linha pode processar 58,3 MegaFLOPs de informações por dia, o equivalente a 60 PCs com Windows.

 

A compreensão do processo de formação das proteínas pode levar a novas descobertas e tratamentos no estudo de doenças neuro-degenerativas, como o mal de Alzheimer. Qualquer pessoa pode baixar o software e participar do projeto de forma muito simples: basta deixar o computador ligado quando ele não estiver em uso, e a máquina irá automaticamente começar a executar simulações, enviando os resultados de volta aos organizadores. Mais informações em http://folding.stanford.edu/

Saúde Software
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você