Funcionários da Apple denunciam sexismo na empresa

E-mails de funcionários da Apple vazados nesta quinta-feira, 15, mostram que, apesar de a empresa trabalhar para reduzir as desigualdades de gênero entre os profissionais, o ambiente ainda é hostil para as mulheres. Em entrevista ao site Mic, dezenas de funcionárias afirmaram que sexismo, piadas sobre estupro e falta de oportunidades em cargos de liderança são coisas comuns em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

"O privilégio masculino branco corre sem controle. A pior parte é que você não sabe em quem confiar e pode acabar sofrendo retaliações. Estou desencorajada e desanimada com o tratamento que recebo", afirma uma empregada da empresa em um e-mail.

Identificada como Danielle, uma das profissionais afirma que mesmo depois de conversar com seus colegas de trabalho, piadas sobre estupro continuavam sendo feitas. Ela decidiu então mandar um e-mail para o CEO da Apple, Tim Cook. "Piadas de estupro no chat do trabalho ultrapassam o limite. Eu não me sinto segura em uma empresa que tolera pessoas que fazem piadas sobre estupro", escreveu na mensagem, que nunca foi respondida por Cook.

"Apesar de todas as tentativas de buscar justiça dentro desta corporação, os gritos de vários funcionários minoritários sobre o ambiente tóxico e opressivo ficaram sem resposta", declara outra funcionária.
As queixas não se limitam às mulheres. Um ex-funcionário da empresa afirmou que chegou a enviar diversas mensagens relatando o assédio que sofria no ambiente. Ele também não recebeu nenhuma resposta. "Senti que seria alvo de retaliações e seria constantemente citado como um homem emotivo que tinha características de uma mulher. Qualquer homem pode dizer que ser citado como uma mulher é uma insinuação de que você não é forte ou estável o suficiente para lidar com as dificuldades", afirma.

O relatório de diversidade mais recente da Apple indica que 32% da força de trabalho da companhia é composto por mulheres. Questionada, a empresa afirmou que está "comprometida em tratar a todos com dignidade e respeito". "Quando recebemos reclamações ou ouvimos que funcionários estão preocupados com seu ambiente de trabalho, levamos isso muito a sério e vamos investigar as acusações. Se encontrarmos um comportamento que esteja em desacordo com os nossos valores, tomaremos medidas. Por respeito à privacidade de nossos funcionários, não discutimos questões específicas ou a sua resolução", declarou a Apple.

Via Mic

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ