Wind Map

Funcionários do Google criam um mapa de ventos em tempo real

Stephanie Kohn, editado por Igor Lopes 02/04/2012 13h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Site exibe direções dos ventos nos Estados Unidos por meio de listras, que se movem conforme velocidade

Dois artistas norte-americanos, Fernanda Viegas e Martin Watterberg, que comandam o grupo de pesquisa de visualizações do Google, criaram uma animação que mostra, em tempo real, as direções e velocidade dos ventos nos Estados Unidos.

Segundo o site Cnet, o mapa, chamado de "Wind Map" ("Mapa do vento", em português), exibe faixas brancas que demonstram a velocidade do vento, variando de 1 a 48 quilômetros por hora. Quanto mais fortes forem os ventos, mais densas serão as listras brancas. O resultado final se torna interessante, pois, em certos locais, emergem padrões meteorológicos como redemoinhos, que formam imagens bonitas.

Os criadores do mapa coletam informações dos ventos de superfície a partir do banco de dados da previsão digital dos Estados Unidos, que é descarregado de hora em hora no site. De acordo com o Cnet, os artistas querem criar um mapa mundial dos ventos, mas ainda não encontraram uma fonte com dados, em tempo real, dos ventos globais.
Sites Google Tecnologia Curiosidades Ciência
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você