Galaxy S9 falha em superar o iPhone nos primeiros testes de desempenho

Todos os anos, o que se espera do mercado de tecnologia é que, ao menos nos aspectos técnicos, os produtos novos superem as capacidades dos antigos. Esse conceito básico faz com que os primeiros testes de desempenho do Galaxy S9 muito estranhos, com o aparelho incapaz de superar a velocidade de vários smartphones de 2017 nos benchmakrs realizados pelo site AnandTech (você pode conferir os testes completos aqui).

Os vários testes, que simulam tarefas como navegação, digitação, manipulação de dados e edição de fotos, contam uma história parecida em boa parte dos casos. Em muitos deles, as duas versões do S9 acabam superadas pelo A11 Bionic, o processador presente no iPhone X e nos iPhones 8 e 8 Plus. Em alguns casos, mais assustador, até mesmo o iPhone 7, com o A10 Fusion, acaba superando o Galaxy S9 nos resultados dos benchmarks. 

Reprodução

Tão preocupante quando é o fato de que em boa parte dos benchmarks, a versão do aparelho com o processador Snapdragon 845 atropela a pontuação do Galaxy S9 que usa o processador Exynos 9810, o que não deveria acontecer. Para piorar, em muitos casos o Exynos 9810 conseguiu superar por muito pouco o Exynos 8910 do ano passado.

Quando uma empresa anuncia que o mesmo produto terá variantes em diferentes localidades, o que se espera é que haja um mínimo de equidade entre os aparelhos. Ninguém quer saber que o celular que você comprou no seu país seria muito melhor se você comprasse em outra região.

Reprodução

Em contato com o site AnandTech, um representante da Samsung deu uma explicação que pode ajudar a entender o problema. Segundo ele, as unidades de teste que a empresa distribuiu aos jornalistas estão rodando um firmware específico para a Mobile World Congress e que ele pode não estar otimizado, o que explicaria o desajuste.

A Samsung também havia dito que pretendia limitar o desempenho do Exynos 9810 para igualar o Snapdragon 845, o que também pode ajudar a explicar a situação. Talvez a Samsung tenha errado a mão nessa configuração e possa resolver isso com uma atualização de software.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ