Realidade virtual

Games em realidade virtual podem aumentar alucinações, dizem pesquisadores

Redação Olhar Digital 26/04/2016 16h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um estudo realizado pela Nottingham Trent University mostra que jogadores que passam muito tempo à frente do computador ou videogame podem sofrer alucinações. E de acordo com os pesquisadores, a experiência pode ser ainda pior com dispositivos de realidade virtual.

"Sem dúvida, tecnologias de entretenimento altamente imersivas trazem possibilidades interessantes para os usuários - Eu sou uma grande fã! - Mas também levantam questões importantes sobre o impacto no seu bem-estar ", explica Angelica Oritz de Gortari, psicóloga que trabalhou na pesquisa.

Durante o estudo, os pesquisadores entrevistaram 2 mil jogadores e perceberam que 97% deles relataram ter alucinações relacionadas ao excesso de tempo gasto jogando. Mais da metade deles afirmou experimentar sensações de movimento e 44% relataram reações involuntárias do corpo associadas aos jogos. As reações recebem o nome de fenômeno de transferência de jogo, GTP em inglês.

Realidade virtual
A realidade virtual pode ajudar a agravar o número de casos, segundo os especialistas. "Acredito que o GTP se tornará mais comum, à medida que a tecnologia se torna mais convincente, mais envolvente e estimula mais os canais sensoriais", aposta Ortiz de Gortari.

A psicóloga explica que esses episódios não são necessariamente perigosos ou negativos. "Em geral, eu acho que, além dos desafios psicológicos das novas tecnologias, há um maravilhoso mundo de possibilidades para o entretenimento, o aprendizado e a terapia. A maioria de nós irá obter benefícios, mas haverá sempre um pequeno grupo que experimentará graves efeitos negativos", declara.

Via Discovery

realidade virtual realidade virtual
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você