Google aposenta app de mensagens Spaces menos de um ano após o lançamento

O Google tem a fama de lançar muitos serviços que são encerrados em pouco tempo sem nenhuma cerimônia. A empresa novamente justificou essa reputação com o seu aplicativo de mensagens em grupo Spaces, lançado em maio do ano passado e que será aposentado em 17 de abril deste ano.

A ideia do serviço era interessante: colocar ordem no caos que normalmente são os grupos de bate-papo. O Spaces, como o próprio nome diz, criava espaços específicos para cada discussão. Se você estava organizando uma viagem, por exemplo, poderia criar um tópico para cada hotel interessante em vez de despejar links aleatoriamente que normalmente acabam se perdendo no meio de tanta troca de informação.

Uma breve história pessoal: o Spaces foi lançado justamente numa época em que eu planejava uma viagem internacional, então resolvi dar a ele uma chance por curiosidade jornalística. O serviço foi útil para conseguir organizar discussões sobre hotéis, Airbnb e pontos turísticos que deveríamos visitar, mas foi difícil convencer os outros participantes da viagem a se unir a mim nesse teste do aplicativo.

Claramente, mais usuários pensaram como as outras pessoas que viajaram comigo. Afinal de contas, qualquer aplicativo hoje em dia permite conversas em grupo, e a peculiaridade de criar subdivisões da conversa em tópicos não foi o suficiente para agradar ao público. Na verdade, o Google nem mesmo fez esforço para divulgar o Spaces, o que ajuda a entender o fracasso. Jogar o app no Google Play e esquecê-lo lá por um ano não é um bom sinal.

Se você, como eu, foi um dos poucos a baixar e usar o aplicativo (menos de 5 milhões de downloads no Google Play), você precisa agir rápido. A partir de 3 de março, o Spaces vai entrar em modo apenas de leitura, que não permite mais a troca de mensagens; você só pode ver o que publicou e o que seus contatos postaram, para dar tempo de salvar o que precisa ser salvo. Em 17 de abril, o serviço será extinto definitivamente.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ