Google Chrome vai criar descrição de imagem para deficientes visuais

Imagens sem rótulo são enviadas para o servidor do Google, que analisa e cria uma descrição

Clara Guimarães, editado por Matheus Luque 11/10/2019 10h46
Google
A A A

O Google deu mais um passo hoje (11) em direção à acessibilidade. Agora, o Chrome consegue criar descrições para imagens na Web que não possuem rótulo de identificação. Aqueles que são deficientes visuais ou têm problemas de visão usam os leitores de tela para obter feedback por voz ou configurações em braille para ler online.


Embora o número de páginas com acessibilidade para deficientes visuais tenha crescido, ainda existem muitas imagens que não são rotuladas. Nesse caso, a ferramenta de leitura diz apenas "imagem", "gráfico não rotulado" ou o nome do arquivo.

A nova ferramenta envia as imagens não identificadas para o servidor do Google, que utiliza várias formas de aprendizado de máquina para chegar em uma solução. Se a análise do Google não chegar a uma conclusão verdadeira ou útil, o usuário escutará um aviso de "nenhuma descrição disponível".

"Alguns modelos procuram texto na imagem, incluindo sinais, etiquetas e palavras manuscritas. Outros modelos procuram objetos que foram treinados para reconhecer - como um lápis, uma árvore, uma pessoa vestindo um terno de negócio ou um helicóptero. O modelo mais sofisticado pode descrever a idéia principal de uma imagem usando uma frase completa", diz o Google.

Via: 9to5Google

Navegadores Google Chrome Fotografia Acessibilidade navegação foto
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você