Saroo Munshi Khan

Google Earth ajuda homem a voltar para casa após 26 anos

Marcelo Gripa 15/10/2013 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Um indiano usou o Google Earth para achar o caminho de casa 25 anos depois de ter se desencontrado do irmão em uma estação de trem. A história, transformada no livro "Long Way Home" (Um longo caminho de volta para casa), foi contada hoje no blog oficial da companhia.

Saroo Munshi Khan tinha cinco anos em 1986 quando dormiu dentro do vagão enquanto o irmão mais velho passeava pela estação durante uma parada na cidade de Berhanpur. Quando acordou, horas depois, estava em Calcutá, localizada a 1.500 kilômetros de distância. Perdido e sozinho, viveu nas ruas por semanas até ser levado a um orfanato onde foi adotado por uma família australiana que se mudou para a Tasmânia. Aos 11, já tinha até um novo nome: Saroo Brierley.

Em 2011, entretanto, o jovem (foto acima) resgatou memórias infantis e usou a plataforma de mapas para tentar identificar Khandwa, sua terra natal. Depois de muita pesquisa, traçou uma rota para calcular o provável trajeto que havia percorrido naquele dia e conseguiu reconhecer um bairro e uma rua lhe pareceram familiares. Um ano depois, Saroo viajou até lá e conversou com moradores que o ajudaram a reencontrar sua família.

Reprodução

O Google criou um vídeo para contar a história:

Tecnologia Google Earth
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você