Google ensina rede neural a desenhar

Pesquisadores do Google ensinaram uma rede neural a desenhar sozinha. Para conseguir a façanha, eles usaram dados de mais de 75 categorias do aplicativo "Quick, Draw!", programa do Google onde o usuário tem 20 segundos para desenhar itens simples e a máquina deve adivinhar, o que é desenhado em tempo real. Cada uma das categorias contava com mais de 70 mil desenhos, capazes de ensinar a rede a desenhar em formato vetorial.

"Treinamos nosso modelo em um conjunto de dados de esboços desenhados à mão, cada um representado como uma seqüência de ações motoras que controlam uma caneta: qual direção mover, quando levantar a caneta para cima e quando parar de desenhar", David Ha, um dos responsáveis pelo projeto. Isso significa que o sistema realmente aprendeu como desenhar e não só a unir pedaços de dados memorizados.

Para provar a capacidade da rede, os pesquisadores mostraram como o sistema reage ao lidar com informações erradas. Eles usaram desenhos de porcos para mostrar as reconstruções feitas pela inteligência artificial. Confira:

Reprodução

O sistema sabe que os olhos devem ser do mesmo tamanho e que um porco possui quatro patas - e não oito. Ele também sabe que ele não é parecido com um caminhão. O sistema também consegue misturar duas imagens para criar desenhos híbridos, mais ou menos como aconteceu no último exemplo listado.

[Engadget]

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ