Google estreia recurso que acelera o carregamento de páginas da web no celular

O Google começou a colocar em ação nesta semana um recurso que faz com que páginas da web sejam carregadas muito mais rapidamente no smartphone. Trata-se do AMP (Accelerated Mobile Pages), uma reposta da empresa aos "Artigos Instantâneos" do Facebook.

Com o AMP, sites de notícia podem publicar algumas de suas páginas "dentro" do Google. Assim, quando um usuário acessar certas páginas por meio de uma pesquisa na web, não será mais redirecionado para o site, mas sim para uma versão otimizada do conteúdo carregada dentro do próprio Google.

Desse modo, a página carrega em até dois segundos, independentemente da velocidade da conexão do usuário. Os Artigos Instantâneos do Facebook fazem o mesmo, mas armazenam o conteúdo das páginas dentro da própria rede social. Posts integrados ao recurso podem ser vistos no feed de notícias com o ícone de um raio no canto superior direito.

A comunicação visual do AMP é semelhante: o ícone de um raio, acompanhado da sigla de três letras do recurso, indicam um conteúdo que carrega mais rápido. Analistas têm apontado que a iniciativa do Google é uma resposta ao monopólio do conteúdo nas mãos do Facebook, que retém a audiência da internet mantendo os usuários dentro de seu app, sem sair nem para acessar um site de notícias. A novidade já começou a aparecer tanto no sistema Android quanto no iOS.

Via The Next Web

A BlackFriday está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ