Google Fotos marca usuários negros como 'gorilas'

Jacky Alciné, programador e usuário o aplicativo de fotos do Google, que promete fazer reconhecimento automático de imagens, percebeu um erro grave no serviço. O jovem, negro, salvou uma foto com sua amiga no serviço, e a imagem acabou sendo encaixada na tag "Gorilas"

Yonatan Zunger, chefe de arquitetura do Google+ e responsável pelo serviço de fotos pediu desculpas no Twitter pelo ocorrido e chegou a soltar um palavrão ao fazê-lo. "Isso é 100% inaceitável", disse ele pela rede social, apenas 90 minutos depois da publicação original.

Assim que percebeu o ocorrido, a equipe do Google contatou o usuário para solucionar o problema o mais rápido possível. A empresa também publicou um comunicado sobre o assunto.

"Estamos consternados e genuinamente tristes que isso tenha acontecido. Estamos tomando ações imediatas para prevenir que este tipo de resultado aconteça. Há claramente muito trabalho a ser feito com a etiquetagem automática de imagens e estamos estudando como podemos prevenir que este tipo de erro aconteça no futuro", disse o comunicado.

A ideia do aplicativo é poupar o trabalho do usuário, organizando fotos similares em um único espaço. Claramente, o Google ainda tem problemas em etiquetar rostos humanos. Segundo o próprio Zunger, até pouco tempo atrás, pessoas de pele branca eram comumente reconhecidas como cães ou focas pelo sistema.

 

Via BBC.

 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ